III Campeonato Brasileiro de Hapkido Interestilos 2010

O evento tão esperado por muitos aconteceu no dia 17 de Outubro de 2010. O III Campeonato Brasileiro de Hapkido Interestilos  realizaou-se no Ginásio Metal Clube em Osasco São Paulo.
















Ginásio cheio
Dia de domingo muitos atletas de diversas cidades acordaram cedo para enfrentar o grande desafio, encarar o III Campeonato Brasileiro de Hapkido Interestilos na cidade de São Paulo.
Campeonato realizado pelo mestre Marcelo Gomes e sua equipe Dojan de Hapkido, com o apoio da Federação Brasileira de Hapkido Tradicional - FBHT. O Ginásio do Metal Clube em Osasco estava cheio de atletas, professores e mestres de Hapkido todos ansiosos para verem o espetáculo acontecer. Após as apresentações das academias, as saudações iniciais e a abertura oficial do campeonato, realizaram-se a tradicional pose para fotos motivo esse que muitos fotógrafos tiveram que subir no palco do ginásio para que todos coubessem nas lentes das câmeras, devido o grande contingente de atletas  e academias presentes. 
Após a retirada dos atletas na quadra, as áreas de competições onde se dividiam em três "Kotos" (área de competição)  realizavam as últimos ajustes para se iniciar as competições.

Sinal verde para os atletas

As competições deram inicio com as apresentações de "Napop" (quedas e rolamento), onde os atletas foram divididos em Kotos diferencias conforme as idades e graduações. Em qualquer área de competição que se olhava, era possível ver belíssimas apresentações de saltos e aterrissagens perfeitas, superando obstáculos de altura e distância.
Em seguida começaram as exibições de Ho Shin Sul (defesa pessoal) de mãos vazias, muitos atletas deram um show à parte com suas apresentações impressionantes de defesa pessoal, demonstrando muita técnica e eficiência acompanhadas de seriedade e precisão nos golpes apresentados por homens e mulheres, mas a atração ficou por parte dos atletas mirins e infantis que devido as suas pequenas estaturas, demonstraram com grandeza toda a perícia técnica acompanhados de golpes poderosos, arrancando aplausos de todos que os observavam.
Terminando as competições de defesa pessoal, começaram as apresentações do Ho Shin Sul com armas. Os atletas tiveram que demonstrar a eficiência da defesa pessoal com armamentos de diversas espécies como bastões, faixas, espadas, leques, e outros armamentos típicos das artes marciais.
Chegando a vez das competições de Byong Sool (apresentações com armamentos), foi possível presenciar performances de domínio total das armas mais conhecidas no mundo das artes marciais como: Nunchaku que se movimentavam com uma velocidade extrema que se perdia aos olhos do publico, Bastão de diversos tamanhos que demonstravam força e firmeza, Leque que sempre com sua graciosidade se movimentava suavemente e por vezes escondendo sua beleza ao se fechar, e a Espada "Katana" ou "Gum" que sempre demonstra muito respeito para todos que a observam, se movimentavam com imponência e brilho.

Força, Técnica e Precisão
Abram caminho para o "Koto" central onde se realizavam as competições de demonstrações de chutes, socos e quebramentos onde muitas câmeras e olhos ficavam atentos a qualquer movimento demonstrado pelos atletas. Diversas apresentações de chutes, saltos e quebramentos foram apresentados independente das faixas e graduações muitos competidores deixaram suas academias muito orgulhosas.
Saltos fantásticos com aplicações de chutes foram filmados e fotografadas e as aplicações de quebramentos chamavam mais atenção ainda, criando a expectativa de todos no objetivo final de ver as madeiras e telhas quebradas na execução final.

O desafio das lutas
Terminando as competições de apresentação começaram as competições das lutas individuais, onde muitos atletas se demonstravam estarem preparados para as lutas, enquanto que outros se encontravam tensos e nervosos. No decorrer das lutas, torcidas era o que não faltava, companheiros de academia torciam pelos seus representantes em cima do "Tatame" onde nem todos conseguiam os resultados desejados, onde outros eram recebidos de braços abertos pelos parceiros de academia. Muitas lutas eram realizadas com execuções técnicas admiráveis, quanto outras talvez por motivo de nervosismo não conseguiam um bom desempenho técnico, físico e mental, mas todos mereceram os parabéns pela coragem e vontade de proporcionar um bom espetáculo.

O final
Após um dia inteiro de competições, o III Campeonato Brasileiro de Hapkido Interestilos terminou com a entrega das medalhas aos atletas por merecimento de suas demonstrações técnicas e pela superação de seus medos, receios e frustrações. 
Muitos professores e mestres se sentiram orgulhosos ao ver o nome de seus alunos serem anunciados no microfone para comparecer à frente e receber suas premiações, e ainda sim ver a expressão de satisfação dos atletas ao receberem suas medalhas.

A organização
Não tirando o brilho dos atletas no campeonato, o que provavelmente  não ofuscou tanto foi a organização do evento, ocasionando atrasos devido a falta de preparo correto para a realização do campeonato, deixando muitas pessoas estressadas com a ansiedade de ver o evento fluir de forma correta.
Infelizmente no término do evento alguns atletas não receberam suas premiações ocasionadas por erros nas fichas de competição, trabalho esse que deveria ser primordial sem perspectiva de erros.
Mas não devemos nos abater pelos erros gerados e como verdadeiros guerreiros aprender com os erros impedindo que situações como essas voltem a acontecer.
Como diz um dos lemas do Hapkido - "Na luta não devemos recuar nem um passo". Aos organizadores do III Campeonato Brasileiro de Hapkido Interestilos e entidades que apoiaram esse evento devem tomar isso como exemplo e enfrentar os obstáculos e principalmente assumir os erros ocasionados e dar a volta por cima realizando futuros eventos com uma bela organização e qualidade.

Na semana seguinte do campeonato a Federação Brasileira de Hapkido Tradicional - FBHT, reuniu seus integrantes para uma reunião onde se discutiu todos os pontos de erros e acertos, passando para um planejando para uma reorganização interna na federação melhorando os projetos e eventos mais estruturados eliminando as margens de erros. Após alguns puxões de orelha e muita conversa a federação promete realizar eventos em 2011 com uma qualidade muito acima o que foi apresentado em 2010.

A Equipe Hwarang Ryu de Hapkido
A Associação Hwarang Ryu de Hapkido participou do III Campeonato Brasileiro de Hapkido Interestilos com 12 atletas, conquistando ótimos resultados e trazendo para casa o total de 19 medalhas e 1 troféu por equipe.
Depois de semanas de treinamento físicos, técnica, memorização dos movimentos, ensaios seguidos, repassagem de golpes e estudos das regras, ficou a cargo do professor Renato Santos treinar sua equipe para III Campeonato Brasileiro de Hapkido.
A equipe Hwarang Ryu ficou composta pelos atletas: Hiago Belisário (Faixa Azul), Murilo Leão (Faixa Verde), Ivone Carvalho (Faixa Verde), João Antônio (Faixa Amarela), José Lucas (Faixa Amarela), Kevin Lima (Faixa Cinza), Ivan Carlos (Faixa Branca), João Vitor (Faixa Branca), Pedro Henrique (Faixa Branca), Charles Soares (Faixa Branca) e Jonathan dos Passos (Faixa Branca). 

Todos os integrantes da equipe conquistaram posições dentro de suas modalidades e categorias.

Os Resultados
Clique aqui e veja como foi o resultado dos atletas da Equipe Hwarang Ryu de Hapkido