Os resultados
Depois de semanas de preparação a equipe Hwarang Ryu de Hapkido colocou a prova seus desempenhos no III Campeonato Brasileiro de Hapkido Interestilos 2010.
  
O primeiro da equipe foi o aluno Jonathan dos Passos (Faixa Branca), com apenas 10 anos de idade Jonathan inaugurou sua primeira participação em um campeonato brasileiro na modalidade "Ho Shin Sul" (Defesa Pessoal). Ao subir no "Tatame" Jonathan apresentou com maestria todos os movimentos treinados na academia com seus parceiros de treino João Vitor e Pedro Henrique. A cada aplicação de golpes Jonathan soltava o "Kiai" grito típico de um verdadeiro atleta de artes marciais, com aplicações de torções, chutes e socos Jonathan finalizou sua apresentação realizando sua saudação final a mesa julgadora. Todo o esforço e seriedade demonstrada em sua apresentação geraram a decisão aos árbitros que Jonathan merecia o 1º lugar diante seus concorrentes, resultado esse que deixou seus parceiros de treino muito orgulhosos.    

  




O segundo atleta a se apresentar na modalidade de "Ho Shin Sul" foi Kevin Lima (Faixa Cinza), o mais jovem dentre os integrantes da equipe Hwarang Ryu, com apenas 9 anos de idade Kevin também inaugurou sua primeira participação em campeonatos de Hapkido no brasileiro 2010. Também com os parceiros João e Pedro, Kevin  realizou sua demonstração de defesa pessoal com concentração e vontade, obstáculo esse que ele teve que superar devido sua timidez diante a presença do publico mas Kevin deixou esse obstáculo de lado enfrentou seus dois adversários com muita competência. Com pequenos erros Kevin finalizou sua apresentação com um forte "Kiai" informando aos juizes que seu trabalho se encerrava por ali, deixando a cargo dos avaliadores decidirem julgar qual posição ele merecia em sua categoria. Por fim Kevin recebeu o reconhecimento na 2º posição na modalidade, título esse de grande conquista em relação as barreiras.





O terceiro atleta da equipe Hwarang Ryu a competir foi o aluno João Vitor (Faixa Branca) de 13 anos. João prometia realizar uma boa apresentação em sua modalidade de "Ho Shin Sul", expectativa essa devido aos bons treinos apresentados em sua academia. João adentrou o "Tatame" com os atletas Murilo e Ivone ambos faixas verdes para serem seus agressores em sua apresentação de Defesa Pessoal, após a saudação inicial João foi atacado pelos seus adversários obrigando-o a realizar seus movimentos de defesa e derrubadas,  com muita rapidez João se livrava das situações de agressão, por insistência de seus adversário João demonstrava movimentos mais precisos onde nos dois movimentos finais finalizou seus agressores deixando-os no chão. Assim João atingiu com o esperado, merecendo o 1º lugar em sua categoria. Mais tarde João volta ao "Tatame" para competir na modalidade de "Chok Sool Tchagui e Kiok Pa" nas apresentações de chutes e quebramentos. João realizou suas execuções de chutes em uma performance muito boa para um faixa branca e concluindo com eficiência seus quebramentos de madeira, gerando a ele mais um ótimo 1º lugar em seu primeiro campeonato.



 
Dos meninos o aluno Pedro Henrique (Faixa Branca) foi o quarto a se apresentar. Com apenas 11 anos Pedro enfrentou sua primeira participação em um campeonato de Hapkido, subindo no "Tatame" para a competição de "Ho Shin Sul" com os faixas verdes Ivone e Murilo. Pedro iniciou sua apresentação curvando-se diante os juizes e em seguida aos seus oponentes em sinal de respeito, com o grito do "Kiai", Murilo rapidamente inicia seu ataque partindo para cima de Pedro que o afasta executando um belo chute no tronco, seguido dos ataques insistentes da agressora Ivone, que por muitas situações de agressão Pedro é obrigado a se livrar dos seguidos ataques dos dois, por fim Pedro executa golpes que neutralizam os dois agressores deixando-os no chão inertes. Pelo julgamento dos juizes Pedro cometeu pequenos erros que o tiraram da medalha de ouro, mas não podendo perder a medalha de prata na categoria. No período da tarde Pedro volta a competir na modalidade de "Chok Sool Tchagui e Kiok Pa" (Chutes e Quebramentos) realizando seus chutes no ar em demonstrações de habilidade nas aplicações dos golpes, Pedro finalizava sua apresentação nos quebramentos de madeiras, mas talvez devido à falta de concentração e a necessidade de mais amadurecimento em seus treinamentos, Pedro não conseguiu finalizar seu último quebramento, mas mesmo essa barreira não tirou o merecido 2º lugar de Pedro na modalidade buscando assim um belíssimo resultado em sua primeira participação em campeonatos.




Chegado à vez dos Faixa Verde Murilo Leão com apenas 14 anos, participou do seu quarto campeonato. Murilo já se sentia mais confiante em relação aos campeonatos anteriores, pois quando iniciou sua participação na modalidade de "Ho Shin Sool" (Defesa Pessoal), com seus parceiros Professor Renato e Hiago (Faixa Azul), Murilo demonstrou muita etiqueta em sua performance no momento em que entrou e saiu da área de competição, contando com as aplicações quase que perfeitas e suas projeções Murilo realizava seus movimentos com muita classe e ótimas posturas, reconhecimento esse que gerou muitos aplausos do publico que o assistia assim como também seus concorrentes que o assistiam ao lado do "Tatami". Não podendo merecer outro resultado, Murilo garantiu seu 1º lugar na modalidade. Horas depois Murilo voltava a subir no "Tatami" para competir na modalidade "Chok Sool Tchagui e Kiok Pa" (Chutes e Quebramentos), com habilidade Murilo foi concluindo etapa por etapa de sua apresentação de golpes e quebramentos, não deixando nem uma madeira inteira para gerar duvidas de sua eficiência. Conquistando assim o 2º lugar na modalidade na qual Murilo conseguiu uma boa evolução em relação a seu último campeonato na mesma modalidade onde ficou em 4º lugar. Por último Murilo ainda tinha o desafio da luta individual, mas devido as excessivas participações das apresentações de Defesa Pessoal de seus parceiros, o cansaço falou mais alto deixando Murilo de fora da modalidade, coisa que não acostuma acontecer com Murilo, desistir de encarar um desafio. Mas valeu muito sua participação, principalmente na ajuda e a coquista dos bons resultados de outros integrantes de sua equipe.

Em seu 3º campeonato de Hapkido chegou à vez do aluno José Lucas (Faixa Amarela) realizar sua participação em um campeonato Brasileiro. Mas dessa vez Lucas resolveu encarar outro desafio além das lutas na qual sempre participa, buscou conquistar seu reconhecimento na modalidade de Defesa Pessoal "Ho Shin Sul". Ao anuncio do seu nome Lucas subiu no "Tatame" com os parceiros  e Murilo e Ivone ambos Faixa Verde para a realização de sua apresentação. Tudo se iniciou com a saudação a mesa e aos parceiros que em seguida partiram em sua direção em ataques seguidos de diversas formas, com reações rápidas Lucas se esquivava de seus adversários jogando-os no chão evitando a ação de seus agressores. Finalizando seus adversários em imobilizações e golpes traumáticos, Lucas encerra sua apresentação atingindo seu objetivo e um sobressalto grande em relação ao seu último campeonato onde na mesma modalidade ficou em 4º lugar e já no brasileiro trouxe a medalha de ouro no peito, resultado esse conquistado com muito suor e dedicação, prometendo assim se tornar um bom atleta não somente nas lutas, mas também nas aplicações de golpes na modalidade de "Ho Shin Sul".



Buscando novos desafios o aluno Hiago Belisário (Faixa Azul) participou de seu 3º campeonato enfrentando e uma modalidade novo para ele, "Byoung Sool" (Demonstração com Armamentos), modalidade essa que sempre o cativou e pela primeira vez teve a oportunidade de participar. Durante muitos dias de treinamento Hiago resolveu encarar as demonstrações técnicas com a espada de madeira, onde seu professor Renato Santos ensinava as movimentações e posturas corretas portando uma espada, Hiago observava atentamente as instruções passadas, onde até mesmo em casa Hiago treinava os movimentos para ganhara amadurecimento nos movimentos e dessa forma Hiago adentrou a área de competição com os movimentos bem afiados. Realizando a saudação de joelhos como de costume em sua escola de Hapkido, Hiago iniciava seus saques e cortes de espada com muita maestria, sempre aos olhares atentos de seu professor, o aluno conseguiu finalizar sua apresentação com um pequeno erro final, mas que não desmereceu todo seu trabalho realizado até aquele momento. Após horas de expectativas do resultado final saiu na entrega das medalhas,  Hiago descobriu que seu trabalho garantiu um ótimo 2º lugar em uma categoria, na modalidade que acara de estrear nas competições, prometendo dessa forma se tornar um bom atleta nas modalidades de armamentos.



Dentre os adultos da equipe era chegada à vez do aluno Charles Soares (Faixa Branca) participar de seu primeiro campeonato de Hapkido, vindo de outra arte marcial coreana, Charles encarou o ambiente do mundo do Hapkido com naturalidade. Charles iniciou sua participação na modalidade do "Ho Shin Sul" (Defesa Pessoal), junto com os parceiros Hiago (Faixa Azul) e Murilo (Faixa Verde), Charles começou sua performance com um alto "Kiai" (grito)  para demonstrar que chegou sua vez, apresentando movimentos típicos do Hapkido, Charles realizava seus golpes buscando boas aplicações técnicas, mas talvez pelo pouco tempo de pratica do Hapkido lhe faltou nessa competição mais amadurecimento dos golpes demonstrados. Mas seu esforço não foi em vão, pois ao terminar sua apresentação Charles conseguiu garantir um belíssimo 3º Lugar em seu primeiro campeonato de Hapkido e o peso de um campeonato brasileiro. Mais tarde Charles voltava a competir na modalidade "Chok Sool Tchagui e Kiok Pa" (Chutes e Quebramentos) onde pode explorar sua facilidades nas execuções de chutes, mas nas execuções dos quebramentos em determinados momentos não obteve eficiência nas primeiras tentativas dificultando sua apresentação motivo pela qual acabou perdendo pontos, e assim ficando de fora das colocações do podium nessa modalidade. Mas em seu primeiro campeonato valeu e muito sua participação onde conquistou sua primeira medalha no Hapkido. 
 
No final da tarde era a vez do aluno Ivan Carlos (Faixa Branca) entrar no "Tatame" para a realização da sua categoria de luta individual. Em seu 3º Campeonato de Hapkido Ivan passou as semanas que antecederam o campeonato treinando com vontade e determinação, fato esse que acabou se contundindo em um de seus treinos dias antes do campeonato, criando assim uma incerteza de sua participação no brasileiro. Mas Ivan superando as dificuldades e condições físicas resolveu encarar o problema e se inscrever no torneio participando apenas de uma modalidade. Na competição Ivan não encontrou maiores problemas para enfrentar seus adversários, fato esse que lhe rendeu a medalha de ouro na categoria.







Em seu 2º Campeonato de Hapkido no cair da noite era chegada a vez do aluno João Antônio (Faixa Amarela) competir. João foi um dos alunos que teve que superar barreiras como: tempo para treinar, trabalho e estudo para poder se preparar para o campeonato brasileiro de Hapkido, empolgado em participar em pelo menos 3 modalidades João apenas conseguiu se preparar para a modalidade de luta, modalidade na qual sempre enfrentou com muita coragem e vontade. Após semanas de treinamento exaustivo João se encontrava capacitado para enfrentar seu primeiro campeonato brasileiro de Hapkido, assim quando foi chegada a hora de sua participação João conseguiu trazer para casa o resultado tão almejado, sua primeira medalha de ouro na competição.





Representando a única mulher na equipe, Ivone Carvalho (Faixa Verde) se empenhou nos meses de Setembro e Outubro para poder se sair bem no campeonato brasileiro de Hapkido. Sua primeira participação foi na modalidade "Ho Shin Sul" (Defesa Pessoal), entrando no "Tatame" com seus parceiros Hiago (Faixa Azul) e Murilo (Faixa Verde), Ivone realizou sua demonstração com muita vontade e seriedade, sempre executando golpes firmes e precisos Ivone finalizou sua apresentação com poucos erros, motivos esses que lhe garantiram a medalha de prata na modalidade. No cair da noite era chegada à hora de enfrentar a modalidade de luta individual feminina, Ivone enfrentou uma adversária mais graduada, mas isso não foi motivo de intimidação, realizou sua luta em igualdade mas sua adversária demonstrava um grau de experiência maior, onde era possível observar nas aplicações de golpes mais precisos, no término do "Round" os 3 juizes deram como vitória sua adversária pelo bom desempenho apresentado no decorrer da luta, mas sua derrota lhe valeu o 2º lugar na categoria trazendo para casa a medalha de prata, atingindo assim um bom resultado em seu 3º Campeonato de Hapkido.

Nos dois meses que antecederam o III Campeonato Brasileiro de Hapkido Interestilos o trabalho do professor Renato Santos foi extremamente corrido para a preparação de sua equipe, motivo esse que apenas duas semanas professor Renato conseguiu se preparar para participar do campeonato. Mas além da sua participação como atleta professor Renato teve que se revezar como Juiz e Árbitro no campeonato brasileiro. Não era difícil vê-lo correndo para tirar e colocar seu uniforme para competir. Assim sua primeira participação como competidor foi na modalidade "Ho Shin Sul" (Defesa Pessoal) com seus alunos Hiago (Faixa Azul) e Murilo (Faixa Verde). Renato subiu no "Tatame" e se pôs de joelhos para seus oponentes onde rapidamente ambos os atacavam com fúria, Renato em todo o momento realizava aplicações de chute, socos, derrubadas, torções para se livrar de seus adversários, por vezes em pé por vezes no solo. Assim Renato finalizou sua apresentação saudando os juizes que o consideram como merecedor da medalha de ouro na modalidade de faixa preta. Sua segunda participação foi na modalidade de "Ho Shin Sul" com armamento, professor Renato desta vez entrou no "Tatame" com seu aluno Hiago Belisário (Faixa Azul), ambos portando armamento Hiago com o "Boken" (espada de madeira) e Renato com a "Kasari Gama" (Foice com corda), Renato realizou aplicações de defesa com espada e contra atando com a foice por vezes laçando a espada ou até mesmo o corpo de seu adversário. Apesar de alguns erros em algumas aplicações, sua performance lhe garantiu mais uma medalha de ouro no campeonato. Saindo de um "Tatame" para outro, Renato passaria a participar da modalidade de "Byung Sool" (demonstração com armamentos), ao entrar na área de competição com sua companheira "Katana" (Espada), professor Renato como de costume realizou sua saudação de joelhos reverenciando a espada onde em seguida demonstrou saques e cortes tanto de joelhos como em pé. Após as aplicações e movimentações com a espada professor Renato fez sua última saudação à mesa avaliadora, em seguida foi possível perceber a quantidade de aplausos oferecidos a ótima apresentação que acabara de ser realizada. Assim professor Renato garantiu mais uma medalha de ouro na modalidade. E por fim Renato subiu no "Tatame" no final da tarde para realizar sua participação na modalidade de "Chok Sool Tchagui e Kiok Pa" (Chutes e Quebramentos), Renato iniciou sua apresentação com aplicações de chutes pouco comuns em campeonatos, executando demonstrações de chute em postura de joelhos e caindo no solo, ao se levantar Renato executou movimentos com saltos e giratórios, deixando as aplicações de quebramentos para o fim, Renato concluiu quebramentos com as mãos e pés, com saltos e chutes duplos. Em sua saudação final professor Renato recebeu os aplausos de seus concorrentes garantindo assim sua última medalha de ouro no campeonato brasileiro. Assim professor Renato terminou sua participação no torneio com o saúdo de 4 medalhas de ouros nas 4 modalidade em que competiu, obtendo assim a performance de 100% de aproveitamento, mas sua tarefa não terminou ali, em sua última modalidade professor Renato voltou correndo para arbitrar as lutas que iriam dar inicio. O dia foi bastante corrido!

 Competição por Equipe
Além das competições individuais tivemos a competição por equipe na modalidade "Chok Sool Tchagui e Kiok Pa" (Chutes e Quebramentos), após a apresentação das demais equipes, a Equipe Hwarang Ryu de Hapkido subiu no "Tatame" com 9 integrantes com os alunos Hiago Belisário (Faixa Azul), Murilo Leão (Faixa Verde), Ivone Carvalho (Faixa Verde), Kevin Lima (Faixa Cinza), João Vitor (Faixa Branca), Pedro Henrique (Faixa Branca), Charles Soares (Faixa Branca), Jonathan dos Passos (Faixa Branca) e Professor Renato Santos (Faixa Preta). Ao entrarem na área de competição todos ficaram perfilados na formação de pirâmide e sob os comandos da aluna Ivone que se encontrava no centro realizaram suas apresentações de chutes e socos, todos procurando manter uma sincronia igual onde finalizaram as demonstrações de golpes e passaram para a parte final da apresentação para as demonstrações e aplicações de chutes em focos e raquetes. Por último todos realizaram os quebramentos em diversificação de chutes e socos. Terminando a apresentação todos ficaram perfilados de frente a mesa avaliadora e realizaram sua saudação final, ao saírem do "Tatame" todos se cumprimentaram acreditando terem realizado um bom trabalho em conjunto, mas foi apenas no final do dia que ao anunciarem as premiações, que a confirmação foi feita, o primeiro lugar ficou com a Equipe Hwarang Ryu de Hapkido, consagrando-se Campeã do III Campeonato Brasileiro de Hapkido Interestilos na modalidade de apresentação em conjunto, levando para casa um belíssimo troféu. Esse foi um ótimo resultado para uma equipe que devido a dificuldades e falta de tempo necessário, batalhou muito para a realização de um trabalho sério. 

Parabéns Equipe Hwarang Ryu de Hapkido pelas conquistas de 2010.    



 Saldo de medalhas conquistados pela equipe de atletas da Associação Hwarang Ryu no III Campeonato Brasileiro de Hapkido Interestilos 2010

 6 medalhas de Ouro, 6 medalhas de prata e 3 medalhas de Bronze