Seminário de Armas 2014

Conhecendo os armamentos
Em comemoração aos 20 anos da Associação Hwarang Ryu de Hapkido, foi realizado no dia 19 de Janeiro um pequeno seminário especialmente voltado aos armamentos das artes marciais. Estudioso e pesquisador da cultura marcial, professor Renato Santos procurou realizar esse seminário devido a constante duvidas  e erros existentes dentro do próprio Hapkido sobre quais armamentos de fato fazem parte do verdadeiro arsenal da arte.

Reunindo armamentos tanto do Hapkido quanto de outras modalidades de luta como: Bastões, Lanças, Espadas, Foices, Dardos, Cordas, armentos de que chegavam a mais de 2 metros de comprimento a armas que se escondiam na palama da mão. 

Alunos presentes puderem conhecer não o manuseio dessas arma mas sim a história de origem e surgimento desses arsenais. Baseado em estudos históricos minuciosamente pesquisados, e do próprio conhecimento particular adquiridos através de conversas com professores e mestres de anos de pratica de diversas artes, professor Renato buscou separar o que de fato é realidade e o que é folclore dentro da história e o manuseio desses armamentos.

Rápidas passagens de escolas e artes antigas serviram como base nesse estudo e seminário, onde foi se formando um mapa histórico de estilos e países até chegarem ao atual Hapkido. 

Além do estudo de mais de 25 amamentos presentes, alunos puderam no final do seminário observar e tocar essas armas que ajudaram a criar muitas modalidades de combate e que criaram grandes ícones de guerreiros e lutadores do passado.

Já se estuda a realização de um segundo seminário de armamentos aberto para convidados em uma data futura.