* * *  R  E  G  R  A  S  * * *

3º T O R N E I O  H A P K I D O  S É R I O
2012
* M o d a l i d a d e *
“ N A P O P ”
Q u e d a s   e   R o l a m e n t o s
( A p r e s e n t a ç ã o   I n d i v i d u a l )
Faixas coloridas e Pretas

Premiação medalhas de 1ª, 2ª e 3ª lugar

M o d a l i d a d e   d i v i d i d a   e m   2   f a s e s

F a s e  1
- Todos os atletas que se inscreverem nessa modalidade deverão realizar uma apresentação coreográfica de saltos acompanhados de quedas e rolamentos no tempo máximo de 90 segundos, a partir do comando do Juiz Central que será através do APITO;
- Será avaliado todo o tipo possível de quedas e rolamentos típicos do Hapkido como:
FU BANG NAKBOP:  p/ trás c/ salto
CHOK BANG NAPOP: lateral c/ salto
CHUN BANG NAPOP: frontal
GUENJON NAPOP: rodando a frente
NAPOP – lateral s/ salto
HENDJUN NAPOP – rolamento direto
GOEIN NAPOP – salto em altura
TCHAIENMUR NAPOP – salto em distância
KONDIUM NAPOP – esq/direita.
DOMBOURIN PAPOP – reversão
FICHT NAPOP – mergulho;  
- Fica  ao  critério  do  atleta  utilizar  dentro   da   sua  apresentação quantas  e  quais   execuções  mencionadas   acima   quiser  fazer dentro do período de 90 segundos;
- Movimentos meramente acrobáticos como mortais, estrelas, etc. Sem a consecução de definição de quedas e rolamentos não contam como pontuação;
- Os competidores deverão explorar ao máximo possível toda a extremidade do Tatame, realizando sua apresentação nos 4 (quatro) cantos do Tatame;
- Todos os atletas deverão já ensaiar suas apresentações no perímetro de 5x5 metrôs quadrados, área oficial da competição;
- Aqueles que forem auxiliar os competidores na consecução das técnicas deverão já entrar no tatame juntamente com o competidor e poderão ser em números livres de participantes;
- O atleta a ser avaliado devera manter-se a frente dos demais de sua equipe, indicando que será ele o avaliado;
- No anuncio dos nomes de cada atleta que for competir, devera antes de adentrarem no Tatame seguir o protocolo e realizar 3 (Três) saudações. A 1ª saudação para entrar no Tatame, 2ª saudação para o Árbitro Central informado estar preparado para iniciar sua apresentação e a 3ª saudação quando terminar sua performance para que o Oficial de Mesa pare o cronômetro;
- As apresentações serão avaliadas por mínimo de 03 (três) máximo de 5 (cinco) Juizes no  Tatame que analisarão todas as técnicas (posicionamento, postura, eficiência, etc.), onde se encontrão posicionados em cadeiras em volta do Tatame;
- As pontuações serão divulgadas pelos árbitros que apresentarão placas com as numerações de 9.2 – 9.3 – 9.4 – 9.5 – 9.6 – 9.7 – 9.8 – 9.9 - 10;
- Os árbitros irão avaliar 8 (oito) critérios de desempenho sendo eles:
1 – Técnica: observam-se as execuções demonstradas pelo atleta se corresponde a sua graduação e a fidelidade às quedas do Hapkido;
2 – Equilíbrio: observa-se o domínio da execução técnica demonstrada  pelo  atleta:
3 – Postura: avalia-se sua postura tanto na execução inicial do movimento quanto na finalização;
4 – Energia: observa-se a garra demonstrada pelo atleta, ou seja, a vontade imposta nos movimentos;
5 – Ki Hap: avalia-se a liberação da energia dos movimentos expressada através  da  sua  respiração  ou  grito;
6 – Determinação: avalia-se a firmeza, a coragem e o realismo em suas  execuções  técnicas;
7 – Velocidade: observa-se a habilidade e a quantidade de técnicas que o  atleta conseguiu apresentar  dentro  do  tempo  estabelecido;
8 – Apresentação: observa-se o desempenho geral e a movimentação que o atleta utiliza em toda a extremidade do Tatame.
- As notas deverão ser somadas pelos Oficiais de Mesa finalizando assim a 1ª Fase onde apenas os 5 (cinco) atletas que obtiverem as maiores notas na somatória geral passarão para a 2ª Fase - disputa individual de salto em altura com barreira onde deverão superar o obstáculo e aterrissar com rolamento;
- Atletas que ultrapassarem o tempo permitido de 90 segundos no término de sua apresentação geral na 1ª Fase, serão punidos com o desconto de 1 (Um) décimo em sua somatória geral;
- Em caso de empate de um 6º ou demais competidores entre os 5 melhores na somatória geral, fica a cargo dos Oficiais de Mesa, realizar o desempate retirando a nota mais alta de cada competidor empatado, assim realiza-se uma nova soma e quem tiver a nota mais baixa não passara para a 2ª Fase.
 “Fase 2
- Formando uma fila única os atletas que estiverem na 2ª fase da competição de Napop, deverão saltar um a um buscando superar o obstáculo e executar o rolamento frontal com segurança;
- Conforme a superação do obstáculo os competidores deverão realizar novos saltos com a elevação do obstáculo, aumentando assim o nível de dificuldade;
- O obstáculo deverá subir 5 (Cinco) centímetros a mais do último salto realizado para os competidores, sempre mantendo essa ordem de elevação;
- A ordem determinada para o 1ª salto será de:
- Até 08 anos                - (Categoria Kids)       inicia-se a 40 centímetros do chão
- 09 anos até 11 anos - (Categoria Mirim)     inicia-se a 50 centímetros do chão
- 12 anos até 14 anos - (Categoria Infantil)  inicia-se a 60 centímetros do chão
- 15 anos até 17 anos - (Categoria Juvenil)  inicia-se a 70 centímetros do chão
- 18 anos até 29 anos - (Categoria Adulto)   inicia-se a 70 centímetros do chão
- 30 anos até 45 anos - (Categoria Máster)   inicia-se a 70 centímetros do chão
- Atletas que derrubarem o obstáculo automaticamente estarão fora da decisão do título;
- Poderão ainda ser eliminados de imediato pela comissão julgadora, os atletas que mesmo tendo ultrapassado os obstáculos e feito às devidas técnicas, venham a aterrissar de forma incorreta e insegura, podendo comprometer a integridade física do atleta;
- Não existirá limite para buscar impulsão, podendo ser fora ou dentro do Tatame, desde que por movimento próprio do atleta, sem auxílio de terceiros ou material;
- O vencedor será o que conseguir superar a altura máxima entre os competidores de sua categoria;
- As outras classificações (2º e 3º colocados) seguirão a sequência de saltos inferiores ao 1º lugar;
- Na 2ª Fase da competição de salto em altura, as notas conquistadas na 1ª Fase, não influencia em nada a decisão de vitória dos atletas, a não ser em caso de empate:
Em caso de empate
- Em situações de empate na 2ª Fase para 1ª, 2ª e 3ª lugar na modalidade (Napop), os atletas empatados deverão realizar um novo salto iniciando da ultima altura não superada dos atletas empatados, havendo a conclusão do salto eleva-se mais a altura do obstáculo até obter o erro por parte de um dos atletas;
- Na segunda tentativa caso persista o empate, o Árbitro Central do Tatame devera recorrer ao Oficial de Mesa para obter a somatória geral dos pontos dos atletas na 1ª Fase da competição, quem obtiver a maior somatória ganha;
- Havendo empate na somatória geral, busca-se a nota mais alta na 1ª Fase da competição de cada aluno empatado, persistindo o empate quem tiver a nota mais baixa na 1ª Fase perde;
   - No penúltimo critério de desempate retira-se a nota mais alta e a mais baixa de     cada atleta, e realiza-se a somatória, a mais alta ganha;
- Em último caso de persistência de empate, fica a cargo dos juizes decidirem qual atleta ganhara no desempate.
Buscamos exemplificar bem essa modalidade para que fique clara a funcionalidade da competição e quais são as atitudes de julgamento e desempate. Também informamos que todos os Árbitros e Oficiais de Mesa estarão preparados para realizarem com rapidez e eficácia caso haja a decisão de desempate nas notas.
C a t e g o r i a s   p a r a   N a p o p
- Até 08 anos               - (Categoria Kids)       Divisão Masculina e Feminina
- 09 anos até 11 anos - (Categoria Mirim)     Divisão Masculina e Feminina
- 12 anos até 14 anos - (Categoria Infantil)  Divisão Masculino e Feminina
- 15 anos até 17 anos - (Categoria Juvenil)   Divisão Masculino e Feminina
- 18 anos até 29 anos - (Categoria Adulto)    Divisão Masculino e Feminina
- 30 anos até 45 anos - (Categoria Máster)   Divisão Masculino e Feminina
Divisões de categorias por graduações
(Iniciantes) – (Intermediários) – (Avançados) e (Faixas Pretas)