50º Exame de Faixa
No dia 10 de Julho de 2010 foi realizado o 50º exame de faixa de Hapkido realizado pela Associação Hwarang Ryu de Hapkido
Após muitos meses de treinamento, dedicação e perseverança chegou o dia de colocar todo o conteúdo a prova. Os alunos Hiago Belisário, Ivone Carvalho, Célio Azevedo e Gabriel Urzedo tiveram o compromisso de cumprirem o 50º exame de faixa realizado pela Associação Hwarang Ryu de Hapkido que por mais de 15 anos vem cobrando de seus alunos qualidade e eficiência.
Sob os comandos do professor Renato Santos e avaliação do mestre João Batista "Li", fundador dessa associação, tivemos como convidada especial a participar da banca de avaliação, professora Carol Dourado aluna do mestre "Li" e faixa preta na arte do Karatê, Carol pela primeira vez presenciou as técnicas cobradas em um exame de Hapkido.
"Achei muito interessante o que presenciei no exame de Hapkido, percebi que as exigências técnicas são tão rigorosas como as técnicas do Karatê."
- Disse professora Carol Dourado.
- Disse professora Carol Dourado.
Além da professora Carol, outros alunos do mestre "Li" prestigiando o exame, também assim como a presença dos familiares dos alunos avaliados, como a esposa do Célio e seu filho Gustavo de 4 anos além da expectativa de sua filha que esta por vir dentro de alguns meses. O pai do aluno Gabriel Sr. Miguel também compareceu no exame dando forças ao filho de apenas 11 anos.
Os alunos de Hapkido do professor Renato, Mauricio faixa azul e Murilo faixa verde, também compareceram no exame para ajudarem seus parceiros nas execuções dos movimentos solicitados.
O exame
Na tarde de sábado os alunos avaliados tiveram que passar por uma série de cobranças técnicas, sob os olhares dos professores "Li" e Carol, os candidatos a faixa Azul (Hiago), Verde (Ivone) e Amarela (Célio e Gabriel), tiveram que demonstrar muita segurança nas técnicas exigidas, além da superação do nervosismo e o cansaço.
O exame foi dividido em 10 partes passando por exigências técnicas de posturas, quedas, aplicações de socos, chute e defesas, defesas em deslocamento com aplicações seguidas de contra ataque, torções e imobilizações de pulso e braço, técnicas de projeções e derrubadas, posturas e golpes de solo, apresentações de Kata (formas) e por último as disputas de luta individual dividas em 3 execuções, luta a distância, luta agarrada e luta de solo.
No termino do exame todos já estavam cansados, mas para alguns alunos o exame não começou no dia 10 de Julho, mas praticamente uma semana antes, onde professor Renato entregou aos seus alunos Hiago e Ivone um texto sobre temas voltados as artes marciais e com isso ambos os alunos deveriam entregar no dia do exame um questionário com perguntas referentes ao texto, valendo nota para o exame.
O aluno Hiago Belisário após a realização de quatro lutas no final do exame, foi surpreendido pelo seu professor Renato que o presenteou com 6 madeiras para a execução de Tameshiwari (quebramento de madeira), um teste surpresa para encerrar o dia. O aluno Hiago não se intimidou diante o desafio e pós a prova seus meses de treinamento se posicionando diante as madeiras e executando aplicações de socos e chutes fechar com êxito seu teste final.
Parabenização
No encerramento tivemos o reconhecimento de mestre João Batista "Li", elogiando o desempenho de todos os alunos avaliados. Parabenizando o trabalho apresentado do professor Renato Santos, e lembrando que alguns anos atrás ele estava avaliando os primeiros passos de seus alunos nas mesmas cobranças técnicas e hoje seu aluno Renato trás seus alunos para serem avaliados por ele.
"Percebemos que hoje em dia as aplicações técnicas estão muito bem elaboradas e divididas, na época dos meus primeiros alunos as técnicas eram muito misturadas e os golpes eram muito intuitivos. Mas pelo que avaliei hoje é possível ver um trabalho de muita seriedade que se reflete nas aulas diárias do professor Renato".
- Disse mestre João Batista "Li".
- Disse mestre João Batista "Li".
"Tudo isso se reflete aos anos de treinamento sério que tive de você mestre".
- Disse professor Renato Santos.
- Disse professor Renato Santos.
"I agora vem a rasgação de seda".
- Disse João Batista "Li".
- Disse João Batista "Li".
Elogios à parte todos ficaram satisfeitos com o que apresentaram e presenciaram. Houve até rumores que todos iriam tomar chá para comemorar o dia...
A confirmação do objetivo alcançado
Após uma semana de espera e expectativa professor Renato revelou a todos, a aprovação no exame e a conquista da próxima faixa. Mesmo assim todos querem ver seus colegas com suas faixas novas na cintura, fato esse que devera acontecer nessa semana onde teremos a cerimônia de entrega de faixa.
Entrega de faixa
Essa matéria continua, aguarde...