Festival Oriental da Primavera 2009

Integrantes da Associação Hwarang Ryu de Hapkido, por mais um ano marcou presença no 3º Festival da primavera de 2009


Evento esse que marcou e levantou o astral de todos presentes com belíssimas apresentações da tradicional cultura oriental





O Festival ocorreu no dia 27 de Setembro de 2009 na Academia Companhia Atlética do Shopping Anália Franco em São Paulo. O evento de 2009 contou com a presença de praticantes de artes marciais, instrumentistas de músicas folclóricas orientais como "Kotô" e "Taikô" Japonês, junto ao público presente.

Através da direção de mestre João Batista, com sua competência abrilhantou o evento com muita simplicidade e humildade.

O Festival
Pelo terceiro ano consecutivo o Festival da Primavera vem divulgar ao público presente toda a beleza da cultura oriental.

Na abertura do evento era possível ouvir tremores que aproximavam cada vez mais, onde de repente surge atravessando a platéia um colorido grupo de "Taikô". Enfileirados e marchando com passos firmes adentraram o Tatame tocando os milenares tambores japoneses, estremecendo o festival com muito ritmo e entusiasmo, eles fizeram um show a parte.

Tocado em cerimônias religiosas e festividades no Japão, o "Taikô" pode ser tanto a música de percussão como o próprio instrumento. Além dos tambores, o público também pode conferir a fluidez das cordas dedilhadas do "Kotô". Instrumento musical japonês, composto de uma caixa ressonância com diversas cordas, semelhante a uma grande cítara.

O som do "Kotô" criava uma atmosfera de pureza e tranquilidade, deixando todos atentos a cada nota emitida pelos instrumentistas.

As demonstrações
Depois das apresentações dos grupos convidados adentrou o "Tatame", praticantes de artes marciais onde apresentaram todas a suas destrezas em golpes executados com as mãos, pés, além da quedas, projeções e habilidades com armamentos.
As crianças mostraram suas garras apresentando quebramentos de madeiras com as mãos e pés.

As mulheres com muito charme e delicadeza, vestidas com o "Hakamá" apresentaram em forma de "Katá", movimentos clássicos com Leque, cortando o ar com leveza e suavidade.

Destaque do Dia
Mestre João Batista como sempre busca a cada ano uma inovação para o festival. Em 2009 foi à vez de encher os olhos das pessoas com a apresentação de seu aluno em especial onde ao chegar em sua academia apresentando uma deficiência motora, encorajou-se em deixar sua bengala de lado e passou a dar seus primeiros passos nas artes marciais.

Após meses de treinamento, livre da amiga bengala no festival conseguiu realizar sua sequencia de movimentos, utilizando da boa postura ganhou firmeza e direcionamento para concluir todas as etapas dos movimentos exigidos no "Kata", arrancando aplausos eufóricos de todos os presentes.

A surpresa
Quando todos apostavam que seria o encerramento do festival, mestre João Batista mencionou uma antiga história de um aluno que semanalmente vinha de longe treinar em sua academia para obter treinamento e conhecimento de seu Professor e Mestre. Hoje seu aluno gera frutos nas artes marciais, divulgando todo seu trabalho com paixão e dedicação.

Reconhecendo esse empenho mestre João Batista chamou a frente professor Renato Santos, ao se apresentar a frente sem entender o porque do convite, recebe das mãos de Mestre Paulo Nakaema (professor de João Batista) sua graduação e o reconhecimento do 3º Dan.

As surpresas vieram a se revelar, pois no mesmo instante Mestre João Batista chama a frete seus alunos Victor e Carol, pois com muito orgulho venham receber suas graduações de faixas pretas após longos anos de esforço e dedicação.

Neste clima de conquista e agradecimento se deu por fim o Festival da Primavera de 2010, aguardado que em 2011 seja tão esplendido como em sua ultima edição.