Mestre João Batista
Desde pequeno João Batista sempre teve uma paixão por artes marciais. Aos 7 anos, quando um amigo o levou a uma aula de Judô, ele ficou encantado. O Dojô ficava na sede de um templo Seicho-No-Iê e João ajudava a tirar as cadeiras do templo e montava o Tatame, depois da aula devolvia tudo aos seus devidos lugares. Depois de algumas aulas o professor de Judô entregou a João um documento e pediu que levasse para seu pai assinar.


Tratava-se de uma autorização para que João pudesse começar seu treinamento.
Quando falou com seu pai, este pensou tratar-se de "coisa de criança" e disse: " - Ah, se você quer tanto assim praticar Judô então vá catar latinhas." João não percebeu que sei pai estava apenas brincando e encheu o quintal de sua casa de latinhas. Ele iria vendê-las para pagar as mensalidades do Dojô. Quando seu pai viu aquilo, percebeu que o menino falava sério e permitiu que ele treinasse Judô
Alguns meses depois seu irmão Vicente levou-o pela primeira vez a uma aula de Karatê Shorinji Kempo. Tratava-se da única academia do estilo Shorinji Kempo existente em São Paulo, presidida por Tadao Tsukiyama Sensei.


João ficou ainda por algum tempo frequentando o Judô e o Karatê, mas quanto mais conhecia o Karatê mais se apaixonava pela arte e acabou deixando o Judô para dedicar-se completamente ao Karatê-Do.  Continuou sob supervisão de Tsukiyama Sensei até seus 12 anos de idade, quando Tsukiyama Sensei devido a problemas de saúde saiu do país. Foi nessa época que João conheceu o estilo Shotokan através de João Ribeiro Sensei e Luiz Távola Sensei.

Passou a treinar com ele e com Aldo Borges Sensei, que era aluno de Ito Sensei e amigo pessoal de Sasaki Sensei. Após um tempo João foi treinar com Sasaki Sensei na Universidade de São Paulo - USP e ficou sob sua supervisão durante um bom tempo mas seu pai ficou muito doente e João e seu irmão dedicaram-se a cuidar dele durante o período que ele suportou viver naquela delicada condição.

Vendo a impossibilidade do aluno em treinar na USP, Sasaki Sensei indicou seu grande amigo e parceiro de Budô - Ito Sensei, cujo Dojô ficava mais perto de onde João residia. Sob supervisão de Ito Sensei, João aprendeu muito sobre o Budô e o Karatê - Do Tradicional. Ito Sensei era um homem muito simples e humilde, seu Karatê no entanto era preciso e filosófico.

Quanto mais aprendia com Ito Sensei, mais se identificava com seu mestre e mais interessava pelo que ele dizia ou fazia. Mais tarde João Batista veio a conquistar a graduação de faixa preta em Karatê pelas mãos de Ito Sensei.



Certa vez João assistiu a uma apresentação da arte do Hapkido realizada pela equipe da Federação Paulista de Hapkido liderada pelo Grão Mestre Sung Jae Park, principal introdutor da arte do Hapkido no Brasil. João ficou maravilhado pelas exibições técnicas demonstradas por Mestre Park. Onde encontrou uma semelhança muito próxima ao Shorinji Kempo que praticou no passado. Assim João passou a se informar pela localidade da academia de Mestre Park, onde se matriculou para participar das aulas.


João passou então a treinar a arte do Hapkido na antiga academia Central de Hapkido Park localizada em São Paulo, onde as aulas eram ministradas pelo Grão Mestre Sung Jae Park e professores integrantes da federação como Sr. Marcílio Nogueira, Sr. Ranulfo Amorim, Sr. Guilherme Causin e Sr. Clarindo Bibiano.


Mas com o decorrer dos meses João teve dificuldades a dar continuidade aos treinamentos devido ao alto custo das mensalidades da academia. Mas Mestre Park ao observar a vontade e dedicação do aluno propôs o seguinte acordo. Como sabia que João era graduado na arte do Karatê solicitou que João começasse a ministrar aulas de Karatê na própria academia em horários diferenciados do Hapkido para aumentar a verba da academia, e assim João poderia dar continuidade aos seus treinamentos no Hapkido.


Talvez essa tenha sido a melhor coisa que poderia ter acontecido ao professor João. Pois a pedido do Professor Ranulfo Amorim, proprietário da academia e aluno de Mestre Park, João Batista abria a academia bem cedo para realizar suas aulas de Karatê. E após as aulas sempre aparecia Mestre Park onde aproveitando da presença do mestre para poder tirar dúvidas de golpes.


Consequentemente João obteve proveito e um conhecimento técnico muito grande e detalhado devido as aulas de Mestre Park. E no período da noite lá estava ele novamente para participar das aulas junto aos seus colegas. Após anos de treino João Batista conquistou sua graduação a faixa preta pelas mãos de Mestre Sun Jae Park. Onde logo depois passou a fazer parte da comissão diretora da Federação Paulista de Hapkido.


A partir dai professor João Batista deixou suas aulas de Karatê na academia de Mestre Park e passou a realizar aulas de Hapkido e Karatê em diversas academias em São Paulo. Ajudando a propagar ainda mais ambas as modalidades, mas sempre se manteve presente na academia Central de Hapkido.
Devido a problemas administrativos no ano de 1994 João Batista fundou sua própria associação de Hapkido coligada a Federação Paulista de Hapkido, chamando-se assim de Associação Hwarang Ryu de Hapkido. Nesse perído muitos alunos passaram a treinar o Hapkido na Associação Hwarang Ryu.


E consequentemente a arte foi se propagando para outras extremidades da cidade de São Paulo. Junto ao seu aluno mais graduado na época Professor Sidnei Carlos 3º Dan em Hapkido. João Batista no ano de 1997 passou a direção da associação em mãos ao professor Sidnei, mas mesmo assim João Batista manteve seu trabalho em prol do Hapkido como Diretor Técnico e Supervisor da banca examinadora da Associação Hwarang Ryu de Hapkido.

Nos anos decorrentes outros alunos vieram a se graduar pela Associação Hwarang Ryu recebendo então a graduação de faixa preta pelas mãos do então mestre João Batista.



No ano 2000 professor Sidnei Carlos se mudaria para Juquitiba, interior de São Paulo. E através de uma reunião entre João Batista e Sidnei Carlos, decidiram então passar a direção da Associação Hwarang Ryu de Hapkido para o Professor Renato Santos.


Aluno do professor Sidnei Carlos e filiado a Associação Hwarang Ryu, professor Renato Santos devido a sua dedicação e empenho pelo Hapkido. No ano de 2001 assumiu a presidência da associação onde Mestre João Batista continuou com seu cargo de diretor técnico.


No decorrer desses anos Mestre João Batista sempre se manteve envolvido com as artes marciais e se dedicando como aluno, professor e mestre. Sempre buscando obter o máximo de conhecimento possível pelas academias por onde visita. Para consequentemente transmiti-las aos seus alunos.


Passados mais de 40 anos de prática, todos os alunos de Mestre Li (é assim que João Batista é chamado por seus alunos) agradecem de forma intensa todos que participaram dessa trajetória.
Agradecem desde o pai de seu amiguinho que o levava de carro para as aulas de Judô até os professores que transmitiam os conhecimentos das artes marciais e a disciplina do Budô que ele transmite através não só de suas aulas, mas também do seu modo de viver.

Adepto da filosofia e cultura Budista, Mestre João Batista "Li", além do seu carisma inegável é também um profundo estudioso e pesquisador dos estilos antigos de Artes Marciais, conhecidos como Kobudô ou Koryu Budô. Possui a 6º graduação em faixa preta, na arte do Karatê - Do. No estilo Shotokan criada pelo Mestre Guishin Funakoshi.


Mestre Li é um budoka (aquele que pratica o respeito), e acredita que a Arte Marcial pode se tornar um agente da educação desse país. As muitas faces das artes marciais podem nortear a vida de um ser humano.







Este é um fascinante universo de valores (o Budô) que Mestre Li transmite às pessoas q
ue estão no seu convívio.